Joelhos em Valgo (Pernas em X)

Joelhos em Valgo (Pernas em X)

O que é o Joelho em valgo?

Geno valgo é uma condição em que o joelho está em X, ou seja, medializado em relação ao eixo de carga do membro inferior.

O membro inferior da criança sofre alterações angulares e rotacionais conforme cresce e se desenvolve. Nos primeiros 18 meses de vida, as pernas são arqueadas em forma de “alicate”, aos 2 anos de idade estão geralmente alinhadas, para depois, passar para a fase do geno valgo.

É por volta dos 4 anos que a criança atinge o pico do valgismo, ficando progressivamente com os joelhos em valgo ou em X e, então, entre as idades de 7 a 10 anos, as pernas novamente vão endireitando e se normalizam.

Há várias causas para essa deformidade, e basicamente podemos dividi-las em adquiridas ou congênitas. Nas causas adquiridas, podemos ter como consequência a sequela de trauma ou fratura, barra óssea, tumor ósseo, infeções, artrite, dentre outras causas. Nas causas congênitas, estão as alterações nas quais ocorre crescimento assimétrico do membro inferior, podendo ser uma deformidade visível ao nascimento, ou apenas perceptível com o crescimento da criança.

Como saber se é normal ou se existe alguma outra causa?

O único jeito de saber se a angulação da perna está dentro dos parâmetros fisiológicos (normais) ou, se é algo mais sério, é levando a criança no especialista para avaliação clínica e radiológica, quando necessário.

Qual é o tratamento?

Para a maioria dos pacientes o tratamento é observação, permitindo que o tempo e o crescimento corrijam as pernas naturalmente. Somente em casos raros é necessário uma correção cirúrgica.

A cirurgia pode ser indicada por razões estéticas, para impedir uma artrose futura ou para melhorar a forma de a criança andar. Outras causas mais graves devem ser abordadas em todos os aspectos como, por exemplo, sequela de fratura, tumor ósseo, doença congênita, etc.

 

Matéria por Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi.