Seu filho tem Pé Chato? Pé Plano?

Seu filho tem Pé Chato? Pé Plano?

O que são os pés planos?

Pés planos (ou chatos) são aqueles que apresentam o arco plantar (curvinha da sola do pé) diminuído ou mesmo ausente. A grande maioria dos pés planos na criança é flexível, de evolução frequentemente benigna para a cura espontânea e não deve causar temor nos pais.

Como os pais podem desconfiar?

O pé chato é um dos motivos que mais levam pais a consultórios ortopédicos. Frequentemente há a história familiar de pés chatos entre pais, avós, tios e primos. É importante esclarecer, no entanto, que quando a criança nasce, ela ainda não possui o arco plantar, aquela curvinha existente no pé, pois nessa região normalmente existe gordura, o que deixa o pezinho totalmente plano. A partir dos dois anos inicia-se a formação do arco, espontaneamente, pelo próprio crescimento da criança.

Devo levar meu filho ao especialista em ortopedia pediátrica?

O desenvolvimento dos membros inferiores da criança só deve ser motivo de preocupação para os pais em casos de dor constante ou deformidades aparentes ou progressivas. A criança pequena com sintomas apresenta cansaço fácil, pede colo em passeios mais longos, apresenta câimbras noturnas, principalmente em dias de maior atividade física. Estes sintomas, em maior ou menor grau, devem-se à ação dos músculos da perna que atuam nos pés e que podem estar enfraquecidos, encurtados ou “imaturos”. O médico especialista em ortopedia pediátrica vai olhar para os pés do seu filho para se certificar de que a dor não é causada por um problema no quadril ou no joelho.

Botas e palmilhas: usar ou não?

Trata-se de tema controverso e atual. Não há, até a presente data, uma justificativa científica para a prescrição e uso de palmilhas e botas. A evolução do pé plano infantil flexível é a mesma, com ou sem o uso de palmilhas.

Antigamente era comum ver crianças utilizando botas e palmilhas especiais. Muitos familiares se baseiam no fato de que eles usaram e a forma do pé “melhorou”. O “efeito” que era atribuído a elas na verdade era secundário à passagem dos anos. Em algumas crianças, no entanto, há lugar para a prescrição das palmilhas naqueles pezinhos que apresentam sintomas e que têm deformidades acentuadas com desgaste excessivo de calçados comuns.

Qual o tipo de calçado recomendado para as crianças?

Quando a criança começa a querer levantar-se sozinha, a apoiar-se nos móveis e em tudo o que possa para estar de pé, é aconselhável que o calçado seja leve, com solado plano e que ofereça aderência.

Pode haver indicação de tratamento cirúrgico?

Sim. Em alguns casos, também existem cirurgias para o pé plano que devem ser estudadas quando a criança já apresentar maturidade óssea suficiente, o que ocorre ao redor dos sete ou oito anos de idade. Tais casos são a exceção e não a regra ao se lidar com o pé plano.

Dicas para o desenvolvimento saudável:

Não se deve obrigar um bebê a caminhar antes do tempo. Isso pode representar um grande esforço para ele, e gerar alguns problemas. Andar descalço, normalmente ou na ponta dos pés; pular; caminhar na areia, na grama, e no chão de terra batida ajudam a formar o arco do pé no bebê.

 

Matéria por Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi.